Lançamento de livro

Acaba de ser publicado o livro O homem e a terra: natureza da realidade geográfica, de Eric Dardel, traduzido por Werther Holzer (UFF) (Editora Perspectiva, 2011).

Considerado a obra fundadora de uma geografia fenomenológica, foi publicado originalmente em 1952, permanecendo por muito tempo desconhecida pelo coletivo dos geógrafos. Foi resgatada pelos geógrafos humanistas canadenses e americanos, nos anos 1960-1970, sendo fundamental para formação da Geografia Humanista.

Pode ser considerada precursora de uma reflexão ontológica, focada na existência, com claras influências de Heidegger e Bacherlard. É de Dardel o conceito geograficidade, que expressa a essência da relação Homem-Terra. Paisagem e lugar, além de um capítulo dedicado à história da geografia (uma história fenomenológica) são outros destaques da obra.

Ainda hoje permanece como um livro muito citado, mas pouco estudado em profundidade, já que além da primeira edição, em 1952, só foi editada em italiano (1986), francês (1990) e agora em português.

Será lançado durante o II Seminário Nacional sobre Geografia e Fenomenologia, que ocorrerá no próximo dia 02 de Setembro de 2011.

Sobre o livro

“Na época em que O Homem e a Terra foi composto, a obra permaneceu, com raras exceções, ignorada. Entretanto, sua leitura atual revelou não o caráter datado do texto, porém uma surpreendente atualidade. Pequena obra-prima que a coleção Estudos da editora Perspectiva publica agora em português, o livro é um autêntico precursor dos estudos de geografia com base na fenomenologia como via de acesso à percepção e à representação do ambiente terrestre pela mente humana. Cabe ao leitor mensurar a riqueza dessa filosofia geo-gráfica e, guiado pelo pensamento inovador de Eric Dardel, descortinar o fundamento desta proposta que faz da geografia “o meio pelo qual o homem realiza sua existência, na medida em que a Terra é uma possibilidade essencial de seu destino”, revelada como é pelo olhar humano sobre os signos, seus sentidos e seus valores, à luz dessa percepção filosófica, cujo objeto é a Terra.”

Para adquirir o livro ou obter mais informações, clique aqui.

3 comentários em “Lançamento de livro”

  1. Ola Amigos Geógrafos Fenomenologos

    Sou professor do Departamento de Geociencias da UFSC. Tenho mestrado em desenvolvimento regional e urbano, doutorado em inteligencia artificial, formação em psicologia existencialista com base sartriana, e pós doutorado em ergonomia cognitiva.

    Ja trabalhei com historia do pensamento geográfico e toda minha produção técnicas e cientifica parte da compreensão ontológica do “Ensario de Ontologia Fenomenológica Dialética – O Ser e o Nada. Tenho escrito sobre o processo de produção do conhecimento numa perspectiva despsiquiatrizante do dualismo metafisico que ainda impede a Geografia de avançar numa perspectiva cientifica.

    Só gostaria de ressaltar que ainda existem muitos equívocos , sobre o que é a fenomenologia. Existem várias fenomenologias inclusive com bases metafísicas.

    O livro de Dardel tem que ser lido com algumas reservas em função de suas aproximações entre Martin Heidegger e Gaston Bachelard. Mesmo assim é uma contribuição importante ao debate, aos desvios resultantes da cisão provocada pelos interpretes de Husserl nas Escolas Alemãs de Gottingen e Marlburgo, onde todos os equivocos começaram, e que precisam ser estudados, de forma séria.

    As implicações que resultam na mudança de perspectiva da compreensão da realidade objetiva , caminho tomado por Sartre, DIFERENTEMENTE do caminho tomado por Husserl que era dos fundamentos que sustentam a consciência.

    Carlos Alberto Ribeiro de Moura, em sua tese de doutorado, publicada pela EDUSP “Critica da Razão da Fenomenologia”, procura mostrar os equívocos de interpretação, aliás, ocorrido com vários filósofos que tentaram fundamentar a compreensão ontologica do mundo em que vivemos.

    Hoje utilizo esses recursos para trabalhar análises de cenários estratégicos, a partir de recursos de informação e contra-informação, nas disciplinas de geografia da população e desenvolvimento regional e urbano.

    Coordeno uma Rede Internacional de Gestão de Conflitos, onde a fundamentação é a fenomenologia sartriana.

    Qualquer dúvida entrar em contato pelo meu e-maiL: harrysson@uol.com.br

    Atenciosamente
    Prof. Harrysson Luiz da Silva – Pos-Doutor em Ergonomia Cognitiva

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s