“Geosofia cartográfica” – ESC no ENG-2012, Belo Horizonte

De 22 a 28 de Julho de 2012, acontecerá em Belo Horizonte, no campus da Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais, o XVII Encontro Nacional de Geógrafos. Como temos feito desde 2008 (veja participação de 2010, em Porto Alegre, aqui e aqui), participaremos com uma atividade no Espaço de Socialização de Coletivos (ESC), reunindo-se na segunda pela tarde e na quarta de manhã e de tarde.

A proposta é realizar uma cartografia geosófica, ou uma geosofia cartográfica da geografia humanista no Brasil, a partir das narrativas dos participantes, envolvendo todos os presentes (membros ou não do grupo).

Eis o título e resumo da proposta, todos estão convidados a participar!

Para ver a proposta completa, clique aqui.

GEOSOFIA CARTOGRÁFICA DA GEOGRAFIA HUMANISTA NO BRASIL

Resumo

A geosofia é a proposta de uma geografia do conhecimento, à maneira de uma história, ou uma sociologia do conhecimento. Esta coloca em evidência a natureza geográfica da existência e da experiência, enfatizando os contextos geográficos de produção e difusão do conhecimento. Propomos uma atividade geosófica sobre a geografia humanista no Brasil para resgatar, a partir de narrativas biográficas, aspectos pessoais, políticos, culturais e geográficos do desenvolvimento deste campo de interesses no país. Para isso será composta uma cartografia onde estas narrativas serão mapeadas espaço-temporalmente, permitindo assim a revelação de aproximações, distanciamentos, eventos, lugares e contextos geográficos fundantes da geografia humanista no Brasil.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s