“Qual o espaço do lugar?” Lançamento de livro

Acaba de ser publicado pela Editora Perspectiva o livro Qual o Espaço do Lugar? Geografia, Epistemologia, Fenomenologia, organizado por Eduardo Marandola Jr., Werther Holzer e Lívia de Oliveira.

O livro será lançado durante o III Seminário Nacional sobre Geografia e Fenomenologia, que acontecerá neste dia 14 de Setembro de 2012, na Universidade Federal Fluminense (Niterói).

A obra conta com contribuições de  autores brasileiros e estrangeiros, geógrafos ou não, de várias tendências e orientações teóricas. Entre os ensaístas, estão, além dos organizadores, Edward Relph, Eguimar Chaveiro, J. Nicholas Entrikin, João Baptista Ferreira de Mello, Jörn Seemann, Ligia Saramago, Marcia Manir Miguel Feitosa, Maria Lúcia de Amorim Soares, Vincent Berdoulay e Wenceslao Machado de Oliveira Jr.

 

Saiba mais sobre o livro, e como adquiri-lo, clicando aqui.

SOBRE O LIVRO

“Lugar” é um espaço fundamental de ocupação da vida humana. Todos querem tê-lo, todos lutam por ele. Renunciar a ele, ninguém deseja; é um desprendimento que causa estranheza e até alienação, pois chega a ser uma renúncia a si próprio. Assim sendo, propõe-se desde logo: o que é lugar? Qual o espaço, não só físico, do lugar? No mundo contemporâneo, essa questão é tanto mais potencializada pelos processos que a nossa existência passa em seu contexto. E surge uma indagação dilemática: entrincheirar-se numa posição conservadora, avessa à mudança, será uma maneira de defender o seu lugar próprio? Ou desprezá-lo em seu localismo, significará enquistar-se em uma atitude hegemônica globalizante? Tais definições de fundo, que sempre estiveram presentes no debate geográfico, em seu prisma filosófico e social, na atualidade encontram-se na crista de nossa problemática geo-humana. A enfrentá-las é o que se propõem os ensaios deste livro. Partindo de uma abordagem epistemológica pela análise fenomenológica do tópos geográfico, e em diálogo com outras formas e matrizes do pensamento e da pesquisa nesse campo da investigação científica, teceu-se aqui, em tela conjunta, uma obra interdisciplinar, que busca nas epistemes detectadas as vias de acesso a horizontes alternativos e ampliados de compreensão do ser-no-mundo, focalizado em sua perspectiva presente em seu contexto geográfico e social.
Assim, se a Geografia Humanista retirou o “lugar” dos esquecidos rincões passados, enquanto conceito, a sua pertinência ao universo da contemporaneidade requer um esforço interdisciplinar de interpretação, para dar conta adequadamente das transformações em curso e dos novos âmbitos emergentes no plano da sociedade e de seus embasamentos geográficos. Não se trata de uma tentativa de superação, porém de um empenho conjunto de abrir-se para uma nova visão do fenômeno estudado, do entendimento de seu ser e de suas maneiras de ser, da experiência que proporcionam e do lugar que ocupam em sua condição de modos geográficos de existência.

 

 

2 comentários em ““Qual o espaço do lugar?” Lançamento de livro”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s