Produção Monográfica Brasileira

Listamos aqui teses de doutorado, dissertações de mestrado ou monografias de conclusão de curso que, por se tratarem de trabalhos monográficos, apresentam a produção de conhecimento básico realizados nos cursos de graduação e pós-graduação pelo país.

Ao contrário do restante da bibliografia, estes trabalhos estão organizados de forma cronológica, para auxiliar na visualização do desenvolvimento e difusão da abordagem.


Teses de Doutorado

MACHADO, Lucy M. C. P. A Serra do Mar paulista: um estudo de paisagem valorizada. 1988. 312p. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.

LIMA, Solange T. de. Paisagens & ciganos. 1996. 108p. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.

XAVIER, Herbe. Percepção geográfica dos deslizamentos de encostas em áreas de risco no município de Belo Horizonte, MG. 1996. 222p. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.

VIEIRA, Mirna L. Imagem turística de Itanhaém, litoral sul paulista. 1997. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.

WANDERLEY, Vernaide M. A Pedra do Reino ― Sertão vivido de Ariano Suassuna. 1997. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.

HOLZER, Werther. Um estudo fenomenológico da paisagem e do lugar: a crônica dos viajantes no Brasil do século XVI. 1998. Tese (Doutorado em Ciências: Geografia Humana) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

MELLO, João B. F. Dos espaços da escuridão aos lugares de extrema luminosidade: o universo da estrela Marlene como palco e documento para a construção de conceitos geográficos. 2000. Tese (Doutorado em Geografia) ― Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

GRATÃO, Lúcia H. B. A poética d’ “O Rio” – ARAGUAIA! De Cheias… &… Vazantes… (À) Luz da Imaginação!. 2002. 354p. Tese (Doutorado em Ciências: Geografia Física) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

ROCHA, Lurdes B. A região cacaueira da Bahia: uma abordagem fenomenológica. 2006. Tese (Doutorado em Geografia) ― Universidade Federal de Sergipe, Aracaju.

RIBEIRO, Claudia R. V. Espaço vivo: as variáveis de um espaço-vivo investigadas na cidade de Diamantina, do ponto de vista dos músicos. 2006. 287p. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte.

ARAÚJO, Maria L.G. Ciência, fenomenologia e hermenêutica: diálogos da Geografia para os saberes emancipatórios. 2007. Tese (Doutorado em Geografia) ― Instituto de Geociências, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

CAMACHO, Adilson. R. A geografia no nascimento do mundo: existência e conhecimento.2008. Tese (Doutorado em Ciencias: Geografia Humana). ― Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

MARANDOLA JR, Eduardo. Habitar em Risco: mobilidade e vulnerabilidade na experiência metropolitana. 2008. 278f. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

CHIAPETTI, Rita Jaqueline N. Na beleza do lugar, o rio das Contas indo… ao mar. 2009. Tese (Doutorado em Geografia) ― Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.

FERNANDEZ, Pablo Sebastian Moreira. Conexão entre lugares: redes de imagens e lugares migrantes entre Goiânia-Goiás-Brasil e São Francisco-Califórnia-EUA. 2013. Tese (Doutorado em Geografia) — Universidade Federal de Goiás, Goiânia.

PÁDUA, Letícia Carolina Teixeira. A geografia de Yi-Fu Tuan: essências e permanências. 2013. Tese (Doutorado em Geografia (Geografia Física)) – Universidade de São Paulo, São Paulo.

PEREIRA, Carolina Machado Rocha Busch. Geografias de mundo reveladas nas canções de Chico Buarque. 2013. Tese (Doutorado em Geografia (Geografia Humana)) — Universidade de São Paulo, São Paulo.

FORTUNATO, Ivan. Pateo do Collegio: um lugar na cidade de São Paulo. 2014. Tese (Doutorado em Geografia) — Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.

CAVALCANTE, Tiago Vieira. Geografia Literária em Rachel de Queiroz. 2016. Tese (Doutorado em Geografia) — Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.


Dissertações de Mestrado

BLEY, Lineu. Percepção do espaço urbano: o centro de Curitiba. 1982. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.

LIMA, Solange T. de. A percepção geográfica da paisagem dos Gerais no Grande Sertão: Veredas. 1990. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.

MELLO, João B. F. O Rio de Janeiro dos compositores da música popular brasileira ― 1928/1991 ― uma introdução à geografia humanística. 1991. Dissertação (Mestrado em Geografia) ― Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

HOLZER, Werther. A geografia humanista: sua trajetória de 1950 a 1990. 1992. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

ROCHA, Lurdes B. Signos e significados do Centro da cidade de Itabuna-BA. 2001. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) ― Universidade Federal da Bahia, Salvador.

CALISTO, Cristiano S. O ambiente como mundo vivido: uma abordagem do espaço segundo a geografia humanística. 2006. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável) ― Universidade de Brasília, Brasília.

MARANDOLA, Janaina A. M. S. Caminhos de morte e de vida: o rio severino de João Cabral de Melo Neto. 2007. Dissertação (Mestrado em Geografia) ― Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.

GUIMARÃES, Ana C. V. Alegorias, requebros, memória e construção dos lugares do carnaval carioca. 2007. Dissertação (Mestrado em Geografia) ― Instituto de Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

TEIXEIRA JR. Fernando C. S. O mundo vivido de uma comunidade urbana: caso do Conjunto Residencial Village da Ilha. 2008. Dissertação (Mestrado em Geografia) ― Instituto de Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

LIMA e SILVA, Michel V. Valores em geografia e o dinamismo do mundo vivido na Cidade de Deus. 2009. Dissertação (Mestrado em Geografia) ― Instituto de Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

NUNES, Fábio P. Geografias produzidas no lugar: os saberes dos educandos adultos nas atividades do projeto educativo de integração social. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) ― Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

SANTOS, Michel R. Nascentes e Tributários de um Rio Musical ― Salve Estácio, Cidade Nova e a Praça Onze dos Bambas! A Vila de Noel “… só quer Mostrar que Faz Samba Também…”. 2009. Dissertação (Mestrado em Geografia) ― Instituto de Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Fábio Pereira Nunes. Geografias produzidas no lugar: os saberes dos educandos adultos nas atividades do projeto educativo de integração social. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) — Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas.

DE PAULA, Fernanda. Constituições do habitar: reassentamento do Jd. São Marcos para o Jd. Real. 2010. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

FERNANDES, Marcio Luís. Decodificando geografias pretéritas e hodiernas de Ilha de Guaratiba. 2010. 99f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

GONÇALVEZ, Leandro F. O estudo do lugar sob o enfoque da Geografia Humanista: um lugar chamado Avenida Paulista. 2010. Dissertação (Mestrado em Geografia) ― Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

PIZOTTI, Alexandre M. Mangueira: um simbólico lugar forjado no ritmo do samba e no passo de seus desfilantes. 2010. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

CAVALCANTE, Tiago Vieira. A casa da mãe de Deus comporta o (outro) mundo: dinâmicas geográficas no Santuário de Fátima em Fortaleza-CE. 2011. 158f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.

ANJOS, Melissa S. dos. Lugares e personagens do universo buarqueano. 2011. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geografia, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

PEREIRA, Ernandes de Oliveira. O olhar humanista cultural sobre as percepções e representações dos povos ribeirinhos do Formate. 2011. Dissertação (Mestrado em Geografia) — Universidade Federal do Espirito Santo.

SOUZA, Estela Maris de. O entorno da catedral metropolitana: a construção de um não-lugar?. 2011. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade Federal Fluminense.

REIS, Deyvid F. A cidade do morador de rua e o morador de rua na cidade. 2013. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) ― Escola de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal Fluminense, Niterói.

CASTRO, Luciana Marcondes Frade Braga de. A abordagem do lugar e o planejamento urbano: um estudo de caso no bairro do Rio Comprido de São José dos Campos e Jacareí-SP. 2013. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) – Universidade do Vale do Paraíba.

GONÇALVES, Thiago Rodrigues. O lugar-samba no Bixiga: memória e identidade. 2014. Dissertação (Mestrado em Geografia) — Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.

PAZETTI, Henrique Albiero. A região do Médio Tietê e os primeiros acordes paulistas: o Cururu. 2014. Dissertação (Mestrado em Geografia) — Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.

DAL GALLO, Priscila Marchiori. A ontologia da geografia à luz da obra de arte: o embate Terra-mundo em “Out of Africa”. 2015. 97 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) — Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

BERNAL ARIAS, Diana Alexandra. A Rosa do deserto: hidropoéticas do lugar no habitar contemporâneo. 2015. 120 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) — Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

DE PAULA, Luiz Tiago. Fenomenologia dos espaços públicos: entre as certezas e inseguranças da experiência urbana. 2016. 107 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas) — Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas, Limeira.

FERREIRA, Rafael Bastos. Mundo-da-vida como fundamento vital para as políticas da adaptação. 2016. 97 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas) — Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas, Limeira.

BRANDÃO, Gabriela Gazola. Naturezas do habitar: da metrópole à pequena cidade. 2016. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Escola de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal Fluminense, Niterói.

GALVÃO FILHO, Carlos Eduardo Pontes. Por abismos… casas… mundos… a geosofia como narrativa fenomenológica da geografia. 2016. Dissertação (Mestrado em Geografia) — Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

LIMA, Milena Coelho. A geograficidade em Cem anos de solidão: um estudo do espaço maravilhoso em Gabriel García Márquez. 2015. 204 f. Dissertação (Mestrado) — Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, Universidade Federal do Maranhão, São Luis.


Monografias de Conclusão de Curso

BATISTA, Antônia M. A paisagem urbana de Londrina através da percepção. 1995. Monografia (Bacharelado em Geografia) ― Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina.

MARANDOLA JR., Eduardo. “Londrinas” invisíveis: percorrendo cidades imaginárias. 2003. 254f. Monografia (Bacharelado em Geografia) ― Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina.

SILVA, Janaina A. M. Literatura e cidade: uma leitura geográfica da obra de Italo Calvino. 2004. 115f. Monografia (Bacharelado em Geografia) ― Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina.

DE PAULA, Fernanda C. Geografia de bairro: experiência urbana e territórios vividos no bairro Bosque, Campinas (SP). 2007. 87f. Monografia (Bacharelado em Geografia) ― Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

MARANDOLA, Hugo Leonardo. Paisagem e memória: o lugar-Parque Estadual Mata dos Godoy. 2009. 48f. Monografia (Bacharelado em Geografia) ― Departamento de Geociências, Universidade Estadual de Londrina, Londrina.

DAL GALLO, Priscila M. A experiência de ser migrante: entre identidades e transitoriedades. 2010. 70f. Monografia (Bacharelado em Geografia) ― Instituto de Geociências, Unicamp, Campinas.

REIS, Deyvid F. O sentido de lugar para os catadores-carrinheiros da cidade de Londrina-PR. 2010. Monografia (Bacharelado em Geografia) ― Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina.

SOUZA, Marquessuel Dantas de. Geografia e Percepção: uma interpretação introdutória a partir da fenomenologia de Merleau-Ponty. 2011. 86f. Monografia (Licenciatura em Geografia) ― Faculdades Integradas Tereza Martins de São Paulo, UNIESP, São Paulo.

DE PAULA, Luiz Tiago. Cartografia da experiência urbana: as imagens e formas de Campinas. 2011. 122f. Monografia (Bacharelado em Geografia) ― Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

ROSAS, Gabrielle M. A. Geografias da cachaça: imagens do Brasil e paisagens dos alambiques em Paraty – RJ. 2012. 94f. Monografia (Bacharelado em Geografia) ― Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

MORAES, Letícia O. As mulheres e as plantas – Uma ligação ritualística entre o feminino e o todo. 2015. 51f. Monografia (Bacharelado em Ciências Socioambientais) ― Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.