Blog

Entre a liberdade do existencialismo de Sartre e a liberação pós-estruturalista de Foucault, como pensar tais contribuições para a epistemologia da Geografia e os debates de gênero?

O grupo de pesquisa História do Pensamento Geográfico e Epistemologia da Geografia (HPGEO -UFMT) convida o mestrando Tiago Rodrigues Moreira (UNICAMP) para uma conversa com a Profa. Dra. Marcia Alves Soares da Silva (UFMT) sobre sua caminhada geográfica com Sartre e Foucault, relacionada às discussões de gênero.

O bate papo irá abordar sobre as matrizes epistemológicas desses autores, como a Fenomenologia e o Pós-Estruturalismo. A conversa vai ser dia 30 de junho de 2020, às 19h30 (Horário de Brasília), no canal do YouTube do HPGEO UFMT -» https://bitly.com/hpgeoufmt

Todas e todos estão convidadas e convidados para esse bate papo! Haverá certificado de participação. Mais informações no Instagram e Facebook @hpgeoufmt

Sobre a Geografia Cultural

Na próxima quinta-feira, 25 de junho, às 15h, a Professora Zeny Rosendahl (NEPEC/UERJ) irá participar de mais uma aula virtual, e agora por meio da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), oportunidade na qual discorrerá SOBRE A GEOGRAFIA CULTURAL.

O evento está sendo organizado pelo Professor Dr. José Arilson, e contará também com a mediação da Professora Ana Rosa, ambos do Programa de Pós-graduação em Geografia da UEMA.

O link para participação na aula será disponibilizado um dia antes da Atividade nos perfis do Instagram do Núcleo Marielle (@grupo_marielle) e do Grupo de Estudos sobre Espaço e Cultura (@geec.uema).

Epistemologias outras: cultura e bem-viver na Amazônia

O grupo de pesquisa História do Pensamento Geográfico e Epistemologia da Geografia (HPGEO – UFMT) convida o Prof. Dr. Josué da Costa Silva (UNIR) para um bate papo com a Profa. Dra. Marcia Alves (UFMT) sobre “Epistemologias outras: cultura e bem-viver na Amazônia”.

No bate-papo discutirão as diferentes subjetividades que podem ser incluídas para pensar o debate epistemológico, isto é, a inclusão de olhares outros da experiência humana na relação com o espaço. Debate decolonial, alternativas sistêmicas, Epistemologias do Sul, bem-viver, des-outrização, com foco nas comunidades e no viver na Amazônia, serão parte da nossa conversa.

Todas e todos estão convidadas e convidados para este diálogo no dia 23 de junho (terça-feira), às 19h30, no Canal no YouTube -» https://bitly.com/hpgeoufmt

“Ciberespaço: abordagens geográficas e desdobramentos do atual contexto pandêmico”

Latecre Convida Carolina Batista Israel!
Quinta-feira, 18 de junho, às 14h30, a doutora em Geografia pela USP, Carolina Batista Israel, conversará conosco sobre o tema “Ciberespaço: abordagens geográficas e desdobramentos do atual contexto pandêmico”.


O encontro será realizado pela plataforma Jitsi e é aberto a todas e todos que quiserem participar!


Acesse pelo link: https://meet.jit.si/Latecre

Degustando lembranças: os sabores e a conformação de vínculo com o lugar

Convite para defesa de tese de Marina Rossi Ferreira no dia 5 de junho, sexta-feira, às 14h com o título “Degustando lembranças: os sabores e a conformação de vínculo com o lugar”, tese sob orientação do professor dr. Marcos Torres.

O link de acesso é o: https://meet.jit.si/Latecre

Quintais rurais e a visibilidade do trabalho e saberes das mulheres assentadas e quilombolas – GO

Nesta quinta-feira, 4 de junho, às 14h30, o Latecre recebe a profa. dra. Maria Geralda de Almeida, UFG, para conversar sobre o tema “Quintais rurais e a visibilidade do trabalho e saberes das mulheres assentadas e quilombolas – GO”.
O encontro será realizado pela plataforma Jitsi e é aberto a todas e todos que quiserem participar!

Acesse pelo link: https://meet.jit.si/Latecre