Linhas de pesquisa

Epistemologia e Metodologia da Geografia Humanista Cultural

Tendências e perspectivas teórico-metodológicas. Trabalhos de sistematização e avaliação de autores, abordagens e metodologias. Conceitos e essências geográficas.  Metodologias e desafios do fazer fenomenológico e hermenêutico. Relações entre filosofia e geografia. Ontologia, epistemologia e ética.

Geografia e arte

Pensar as relações entre Geografia e Arte para a construção de uma epistemologia e fenomenologia geográficas. Investigar as manifestações artísticas específicas no campo da literatura, artes visuais, música, dança e cinema, valorizando seus aspectos geográficos, culturais e existenciais. Desafios para o estudo geográfico das artes. Relações entre arte e paisagem. Geografia e literatura. Geografias artísticas e geobiografias. Imaginação e imagens geográficas. Estética, poética e política. Geopoética e geograficidade. Arte, corporeidade e lugar.

Lugar, paisagem e experiência

Investigar a experiência contemporânea a partir do lugar e da paisagem, em diferentes áreas temáticas. A experiência do lugar e da paisagem é central em nossa relação com o mundo e na própria constituição do ser-no-mundo. Essa linha de pesquisa procura aprofundar a discussão ontológica a partir de estudos que priorizam o lugar, a paisagem e a experiência, avançando assim na conpreensão da geograficidade em diferentes campos. Múltiplas experiências de lugar e de paisagem no contemporâneo. Percepção e sentido de lugar. Experiência de paisagem. Urbanidades, ruralidades e suas geograficidades. Existência e experiência geográficas. Políticas de lugar e de paisagem.