Trabalhos monográficos

Incluímos não apenas os trabalhos realizados no contexto do grupo, mas também os trabalhos monográficos de seus membros, utilizando a ordem cronológica.

Teses de Doutorado

HOLZER, Werther. Um estudo fenomenológico da paisagem e do lugar: a crônica dos viajantes no Brasil do século XVI. 1998. Tese (Doutorado em Ciências: Geografia Humana) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

GRATÃO, Lúcia H. B. A poética d’ “O Rio” – ARAGUAIA! De Cheias… &… Vazantes… (À) Luz da Imaginação!. 2002. 354p. Tese (Doutorado em Ciências: Geografia Física) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

ROCHA, Lurdes B. A região cacaueira da Bahia: uma abordagem fenomenológica. 2006. Tese (Doutorado em Geografia) ― Universidade Federal de Sergipe, Aracaju.

CAMACHO, Adilson. R. A geografia no nascimento do mundo: existência e conhecimento.2008. Tese (Doutorado em Ciencias: Geografia Humana). ― Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

MARANDOLA JR, Eduardo. Habitar em Risco: mobilidade e vulnerabilidade na experiência metropolitana. 2008. 278f. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

CHIAPETTI, Rita Jaqueline N. Na beleza do lugar, o rio das Contas indo… ao mar. 2009. Tese (Doutorado em Geografia) ― Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.

PÁDUA, Letícia Carolina Teixeira. A geografia de Yi-Fu Tuan: essências e permanências. 2013. Tese (Doutorado em Geografia (Geografia Física) – Universidade de São Paulo, São Paulo.

CAVALCANTE, Tiago Vieira. Geografia Literária em Rachel de Queiroz. 2016. Tese (Doutorado em Geografia) — Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.

DE PAULA, Fernanda Cristina. Resiliência Encarnada do Lugar: Vivência do Desmonte da Linha (Brasil) e em Mourenx (França). 2017. Tese (Doutorado em Geografia) — Instituto de Geociências – Universidade Estadual de Campinas, São Paulo.


Dissertações de Mestrado

HOLZER, Werther. A geografia humanista: sua trajetória de 1950 a 1990. 1992. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

ROCHA, Lurdes B. Signos e significados do Centro da cidade de Itabuna-BA. 2001. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) ― Universidade Federal da Bahia, Salvador.

DE PAULA, Fernanda. Constituições do habitar: reassentamento do Jd. São Marcos para o Jd. Real. 2010. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

CAVALCANTE, Tiago Vieira. A casa da mãe de Deus comporta o (outro) mundo: dinâmicas geográficas no Santuário de Fátima em Fortaleza-CE. 2011. 158f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.

REIS, Deyvid F. A cidade do morador de rua e o morador de rua na cidade. 2013. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) ― Escola de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal Fluminense, Niterói.

GONÇALVES, Thiago Rodrigues. O lugar-samba no Bixiga: memória e identidade. 2014. Dissertação (Mestrado em Geografia) — Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.

DAL GALLO, Priscila Marchiori. A ontologia da geografia à luz da obra de arte: o embate Terra-mundo em “Out of Africa”. 2015. 97 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) — Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

BERNAL ARIAS, Diana Alexandra. A Rosa do deserto: hidropoéticas do lugar no habitar contemporâneo. 2015. 120 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) — Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

DE PAULA, Luiz Tiago. Fenomenologia dos espaços públicos: entre as certezas e inseguranças da experiência urbana. 2016. 107 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas) — Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas, Limeira.

FERREIRA, Rafael Bastos. Mundo-da-vida como fundamento vital para as políticas da adaptação. 2016. 97 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas) — Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas, Limeira.

BRANDÃO, Gabriela Gazola. Naturezas do habitar: da metrópole à pequena cidade. 2016. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Escola de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal Fluminense, Niterói.

GALVÃO FILHO, Carlos Eduardo Pontes. Por abismos… casas… mundos… a geosofia como narrativa fenomenológica da geografia. 2016. Dissertação (Mestrado em Geografia) — Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

ROSAS, Gabrielle Mesquita Alves. A escola na escala do bairro: políticas públicas urbano-culturais e o legado do Programa Bairro Escola de Nova Iguaçu. 2016. 177f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Escola de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal Fluminense, Niterói.

MARANDOLA, Hugo Leornardo. Marcas-matrizes na paisagem do bairro rural Elihu Root: um trilhar humanista. 2017. 109f. Dissertação (Mestrado em Geografia) — Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.


Monografias de Conclusão de Curso

MARANDOLA JR., Eduardo. “Londrinas” invisíveis: percorrendo cidades imaginárias. 2003. 254f. Monografia (Bacharelado em Geografia) ― Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2003.

DE PAULA, Fernanda C. Geografia de bairro: experiência urbana e territórios vividos no bairro Bosque, Campinas (SP). 2007. 87f. Monografia (Bacharelado em Geografia) ― Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

MARANDOLA, Hugo Leonardo. Paisagem e memória: o lugar-Parque Estadual Mata dos Godoy. 2009. 48f. Monografia (Bacharelado em Geografia) ― Departamento de Geociências, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2009.

DAL GALLO, Priscila M. A experiência de ser migrante: entre identidades e transitoriedades. 2010. 70f. Monografia (Bacharelado em Geografia) ― Instituto de Geociências, Unicamp, Campinas, 2010.

REIS, Deyvid F. O sentido de lugar para os catadores-carrinheiros da cidade de Londrina-PR. 2010. Monografia (Bacharelado em Geografia) ― Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2010.

DE PAULA, Luiz Tiago. Cartografia da experiência urbana: as imagens e formas de Campinas. 2011. 122f. Monografia (Bacharelado em Geografia) ― Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.

ROSAS, Gabrielle M. A. Geografias da cachaça: imagens do Brasil e paisagens dos alambiques em Paraty – RJ. 2012. 94f. Monografia (Bacharelado em Geografia) ― Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.