Dossiês e números especiais

Dossiês e números temáticos organizados a partir de eventos do GHUM ou por iniciativas coletivas de seus membros, publicados em diferentes veículos.

Números especiais

Sabores Geográficos
Geografias (UFMG), 2018.

Este número especial da Revista Geografia contempla sete artigos apresentados no IV Seminário Sabores Geográficos realizado nos dias 1 e 2 de junho de 2017, em Belo Horizonte-MG. O Seminário Sabores Geográficos é um evento que se realiza a cada dois anos e nesta quarta edição visou explorar e substanciar o sabor geográfico pela morte, espiritualidade e mineiridade. Aspectos como a paisagem, o lugar, a cultura, o imaginário, a comida, a memória e a identidade foram contemplados nos trabalhos que se seguem. São essências que expressam, imprimem e compõem a geografia nas suas múltiplas vertentes humanistas, culturais e fenomenológicas. Uma oportunidade especial para o fazer geográfico pelos caminhos da geografia humanista cultural escavando a fenomenologia, a geopoética e a arte, princípios das edições anteriores.


Sabores Geográficos
Geograficidade, v. 4, n.Especial (Outono 2014)

Este número de Geograficidade expressa uma nova abertura, na forma de possibilidades do pensar geográfico, que tem se manifestado nos últimos anos. Na tradição dos estudos perceptivos, humanistas e culturais, os sentidos e as sensações têm sido exploradas em direção a uma compreensão mais ampla da natureza da experiência geográfica. Neste sentido, o sabor, na qualidade de sentido ligado ao gosto, foi negligenciado durante toda a história ocidental, como um sentido ligado a um tipo de conhecimento menor, comparado à visão e ao discernimento, por exemplo. A possibilidade de trazer o sabor para a geografia é uma abertura que se dá no período contemporâneo, em direção a diálogos interdisciplinares e a uma experiência e existência mais completa de lugares, paisagens e regiões.


Dossiês


Fenomenologia das paisagens e lugares
Rev. NUFEN vol.9 no.2 Belém  2017

Este número da Revista do NUFEN apresenta o dossiê sobre a Fenomenologia das paisagens e lugares. Essas são “fenomenologias” que surgiram nas diversas áreas do conhecimento, tais como na geografia humanística cultural, na arquitetura, na arte e na psicologia visual e ambiental.


Geografia, Fenomenologia e Arte
Geograficidade, v.7 n.2 (Inverno 2017)

Descrição aqui


Fenomenologia e Geografia: espaços, lugares e paisagens
Rev. abordagem gestalt. vol.22 no.2 Goiânia dez. 2016

Este número da Revista Phenomenological Studies – Revista da Abordagem Gestáltica – traz um dossiê inédito sobre Fenomenologia e Geografia: espaços, lugares e paisagens. Diante disto, gostaríamos de descrever brevemente ao leitor um resumo histórico do encontro da Geografia com a Fenomenologia. O início dessa história começou a partir da denominada “Geografia humanista cultural”, ou seja, de um movimento no interior da geografia que surgiu nos Estados Unidos e Canadá em torno dos anos de 1960 e 1970, como uma reação contra-cultural e humanista à geografia científica, positivista. Os geógrafos David Lowenthal e Yi-Fu Tuan, precursores do movimento, defendiam a ideia que os estudos geográficos não deveriam considerar apenas a natureza e o ambiente físico real, mas fundamentalmente os seres humanos, como se comportavam e alteravam a natureza. A partir disso, podemos dizer que a Geografia passou a exigir diversas “aproximações humanísticas”, como comenta Holzer (2008).


Geografia e Fenomenologia
Geograficidade, v. 3, n. 2 (Inverno 2013)

Dia 14 de Setembro de 2012 aconteceu, nas dependências da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), o III Seminário Nacional sobre Geografia e Fenomenologia, promovido pelo Grupo
de Pesquisa Geografia Humanista Cultural (GHUM). O dossiê deste número, “Geografia e Fenomenologia”, é fruto dos textos originalmente produzidos para apresentação e discussão nas mesas redondas deste evento, expressando possibilidades e avanços na discussão do tema na geografia brasileira.


Sabores Geográficos
Geograficidade, v. 2, n. 1 (Verão 2012)

Este é o segundo número da Geograficidade, contando com dois artigos inéditos, outros cinco componentes de um dossiê temático e ainda uma resenha, que também faz parte deste dossiê, além de um trabalho na seção Experimentações.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s